Os gritos silenciosos e poéticos das submissas mulheres afegãs

ANÁLISE LITERÁRIA - Poesia

"A Voz Secreta das Mulheres Afegãs - O Suicídio e o Canto” de Sayd Bahodine Majrouh, é um livro impregnado de sentimentos fortes. Com notas, introdução e tradução, de Ana Hatherly, esta obra dá a conhecer melodias desconhecidas.
A situação repressiva vivida pela mulher na sociedade afegã aparece quase subjugada por uma empreendedora vontade de libertação – oculta mas de teor destemido.
São poemas breves e ritmados tecidos por mulheres que, de certa forma, arriscam a vida ao falar abertamente de amor, de honra, de morte – temas som sabor a sangue.
“Este volume, que traduzi a partir da edição francesa de 1993, é um libelo contra a repressão, seja ela onde for, seja ela contra quem for. Foi em nome desse espírito que empreendi esta tradução”, sustenta Ana Hatherly.
Servidão, repreensão, injúria, inferioridade, subordinação, humilhação, submissão, desigualdade... são noções demasiados impregnadas no quotidiano das mulheres afegãs, acolhidas com tristeza e vergonha desde o berço.
“No seu íntimo, a mulher pashtun se indigna, contesta, alimenta a sua revolta. Deste protesto escondido, dia após dia endurecido, ela revela dois testemunhos: o suicídio e o canto” - palavras de Sayd Bahodine Majrouh.
As provocações contidas nos “landays” (poemas curtos, de dois versos livres de nove e treze sílabas, sem rimas obrigatórias mas com sólidas escansões internas) são uma escapatória e uma manifestação de revolta aos desígnios do “macho” (pai, marido, filho - que as vitimizam).
Sayd Bahodine Majrouh (1928-1988), poeta e profundo conhecedor das formas de arte e de poesia do seu país, o Afeganistão, recolheu estes cantos que representam uma linguagem secreta feminina, que serve para expressar discursos de ódio, amor, erotismo e escárnio. Uma linguagem proferida à revelia, com revolta face aos homens e a uma cultura masculina dominante.
“A Voz Secreta das Mulheres Afegãs - O Suicídio e o Canto”, conta ainda com um posfácio de André Velter: “O Explorador da meia-noite”.
Publicado pela Cavalo de Ferro
, está à venda por 12,20 euros.

Sem comentários: